16 filmes que vão te surpreender em 2016

cinema m + 2016-2

Aqui estão algumas indicações de filmes para ver em 2016. Alguns que foram recém lançados no Brasil e outros que ainda vão estrear ao longo desse ano. Muitas promessas de filmes incríveis, obras tocantes e encantadoras, mais um ano que se inicia com poesias na tela e aqueles filmes que nos levam a refletir, rir e chorar.

A marcha

Apesar desse filme ter estreado no Brasil no dia 31 de dezembro de 2015, entra na lista para assistir esse ano. Na realidade o filme foi lançado em 2013 na França e só chegou agora por aqui. Talvez devido ao tema e a forma como é abordado no filme. Do diretor belga Nabil Ben Yadir, o filme fala sobre a marcha de imigrantes de Marselha a Paris em 1983, aborda a questão da intolerância e o racismo na França.

O Encontro (Time Out of Mind)

Richard Gere vive um morador de rua na cidade de Nova Iorque, inexistente aos olhos da maioria. O filme, dirigido por Oren Moverman, procura retratar o esquecimento, o medo, o frio e a fome daqueles que não têm nada, nem ninguém. Tocante, e como sempre brilhante a atuação de Richard Gere. 

Boi Neon

Estreia: 14 de janeiro de 2016

Do diretor pernambucano Gabriel Mascaro, Boi Neon abre o ano para cinema nacional com bastante energia. As cenas são fluidas, as interpretações naturais, os atores escolhidos a dedo, com excepcional destaque para Juliano Cazarré, Maeve Jinkings e a pequena Alyne Santana que vive Cacá. O filme mistura cenas poéticas e cruas de sexo carnal, metáforas, mulheres e cavalos, e aborda de forma marcante a questão dos papéis sociais desempenhados por homens e mulheres. Vale muito a pena!

Tangerine

Estreia: 21 de janeiro de 2016

Filmado pelo celular, esse filme independente dos EUA, acompanha a vida de duas travestis americanas e sua busca violenta e divertida pelo ex namorado de uma delas, que possui uma nova namorada. O filme retrata com bom humor a vida de travestis que trabalham com prostituição e estão bem longe daquele mito do submundo sujo e triste das drogas.

Cinco Graças (Mustang)

Estrei: 21 de janeiro de 2016

Essa produção francesa se passa na Turquia, e é dirigida pela estreante Deniz Gamze Ergüven. Retrata a vida de cinco jovens irmãs que de tão felizes se portarem e interagirem com alguns meninos, são destinadas a ficar presas em seus quartos até que os maridos ideais sejam encontrados para todas. O filme é delicado, e impulsionado pelo espírito livre e contestador das cinco meninas, que não se deixam castrar pelos costumes de sua religião muçulmana. Belo e revolucionário. 

Body

Estreia: 21 de janeiro de 2016

Ganhador do Urso de Prata de melhor direção no último Festival de Berlim. O longa da diretora polonesa Malgorzata Szumowska fala sobre o dualismo entre espiritismo e ciência através da história de um médico legista, sua filha Olga, que sofre de bulimia e Anna, psiquiatra espírita que trata Olga. Juntos, os três protagonistas funcionam também como signos, metáforas, elementos sobre as questões que envolvem a alma e o corpo. 

Anomalisa

Estreia: 28 de janeiro de 2016

https://www.youtube.com/watch?v=DT6QJaS2a-U

Os diretores Charlie Kaufman e Duke Johnson desenvolveram essa animação em stop motion através de financiamento coletivo. Acompanha a história de Michael Stone, influente no mundo corporativo, que viaja dando palestras sobre atendimento ao cliente. Uma noite conhece Lisa, tímida e não a mais bela das moças. Juntos vivem um romance carnal. Com diálogos simples e tocantes, o filme é sobre a complexidade das relações e as sutilezas da vida. 

A Garota Dinamarquesa (The Danish Girl)

Estreia: 11 de fevereiro de 2016

Baseado na história de Lili Elbe, pintora renomada e a primeira transexual a fazer a cirurgia de mudança de sexo. O filme é dirigido por Tom Hooper (O Discurso do Rei), possui o espetacular Eddie Redmayne ( A Teoria de Tudo) no papel de Einar Wegener/ Lili Elbe, e na pele de sua leal esposa Gerda, Alicia Vikander. Essa obra é de se emocionar e se deliciar com o amor sublime e o companheirismo dos dois personagens.

O quarto de Jack (Room)

Estreia: 18 de fevereiro de 2016

Um dos filmes mais emocionantes do ano, O Quarto de Jack, do diretor Lenny Abrahamson conta a história de uma mãe (Brie Larson magnífica no papel) que tenta fazer do quarto, um mundo para seu filho (um ator prodígio Jacob Tremblay). Trazendo os elementos da vida real e fazendo com que o menino pensasse que tudo que existia estava bem ali naquele quarto.

De onde eu Te vejo

Estreia: 07 de Abril de 2016

Essa produção nacional do diretor Luiz Villaça é uma comédia romântica vivida pelo casal interpretado por Domingos Montagner e Denise Fraga, que se separam depois de 20 anos de casados e precisam continuar convivendo, nas angústias de suas solidões no meio da cidade de São Paulo. Denise Fraga é esposa de Luiz Villaça e estrela da maioria de suas produções, acredito que a atriz tenha se desenvolvido melhor nos últimos anos, colecionando excelentes papéis como na série “3 Teresas”. O trailler ainda não foi divulgado, então é esperar pra ver.

Meu nome é Ray (About Ray)

Estreia: 31 de Março de 2016

Da diretora Gaby Dellal, esse drama conta a história de Ray, interpretada por Elle Fanning, uma adolescente que nasceu no corpo de mulher, mas toma a decisão de fazer a transição para o corpo de homem, com o qual se identifica. A mãe de Ray, Maggie (Naomi Watts) lhe dá todo o apoio tanto financeiro quanto emocional, tendo criado o filho sozinha. É interessante o filme trazer as discussões acerca desse tema tão presente e real no mundo atual, assim como as questões e preconceitos que o permeiam. Atenção especial para a interpretação de Susan Sarandon, a avó lésbica de Ray.

Amor por direito (Freeheld)

Estreia: 21 de Abril de 2016

Baseado em fatos reais, no documentário curta- metragem homônimo, conta a história de duas mulheres que se apaixonam, interpretadas por Julianne Moore e Ellen Page. Quando a policial Laurel (Julianne Moore) descobre estar com uma doença em fase terminal e decide que Stacie (Ellen Page) deve receber a pensão após sua morte, travam uma batalha com as autoridades em busca dos seus direitos e reconhecimento. O diretor Peter Sollett conseguiu trazer leveza ao drama vivido pelas duas protagonistas. É um filme sobre o amor e sobre a luta constante pelos direitos iguais.

Prova de Coragem

Estreia: 21 de Abril de 2016

O drama protagonizado por Mariana Ximenes e Armando Babaioff, conta a história de um casal que vive juntos e apaixonados há anos, quando descobrem que ela está grávida e mesmo assim Hermano decide prosseguir seus planos de escalar uma montanha de alto risco na Terra do Fogo, como uma forma de superar o passado e uma prova de coragem para si mesmo. O diretor Roberto Gervitz mistura belas paisagens, com uma pitada de loucura e amor.

Elis

Estreia: 12 de Maio de 2016

Dirigido por Hugo Prata, com roteiro de Nelson Motta, o filme ainda não possui trailer divulgado. Com Andreia Horta no papel de Elis, o filme é uma biografia da vida da cantora. Andreia impressionou pela semelhança com a cantora durante as gravações. Aos fãs, resta a ansiedade em nível extremo. 

Alice Através do Espelho (Alice Through the Looking Glass)

Estreia: 26 de Maio de 2016

O mágico Tim Burton aparece aqui produzindo a continuação do filme “Alice no País das Maravilhas”, enquanto James Bobin faz a direção. Dessa vez Alice volta ao País das Maravilhas para ajudar seu amigo Chapeleiro. A continuação conta novamente com os mesmo atores na pele dos mesmos personagens com algumas nuances diferentes de personalidade: Mia Wasikowska como uma Alice mais aventureira e menos medrosa, Johnny Depp como o Chapeleiro ainda mais maluco, Anne Hathaway como a perfeita Rainha Branca, Helena Bonham Carter como a cínica Rainha Vermelha. Mais do mesmo, muitos dirão. Pode até ser, mas dentro desse universo lindo, colorido e enigmático de Alice, vale a pena se tornar repetitivo.

Espírito de Lobo (Wolf Totem)

Estreia: 10 de Junho de 2016

O filme chinês do diretor francês Jean-Jacques Annaud (Sete Anos no Tibet) é baseado em um romance homônimo e autobiográfico. Depois que o jovem estudante Chen Zhen vai morar com nômades na Mongólia, ele começa a cuidar de um filhote de lobo escondido. A medida que o lobo começa a crescer seu uivo vai ficando mais alto, dessa forma sua alcateia parte em busca do animal. A partir daí o jovem vai presenciar o confronto entre os animais e a população de nômades locais.