30 curiosidades sobre filmes de terror que você provavelmente não sabia

1. Nas gravações de “O Exorcista”, o diretor William Friedkin pedia para algumas pessoas da equipe darem tiros de mentira para assustar o elenco.

2. H.R. Giger foi o responsável por todas as caracterizações dos monstros no filme “Alien”. Ele chegou a usar um crânio humano de verdade na cabeça do alienígena.

3. No filme “A Morte do Demônio”, nozes e um frango foram usados para os efeitos sonoros.

4. O filme “Pânico” foi inspirado em fatos reais que ocorreram em Gainesville, Flórida (EUA), no início dos anos 90. O roteirista Kevin Williamson assistiu a uma matéria na TV sobre os assassinatos de estudantes pelo serial-killer Gainesville Ripper e ficou “completamente aterrorizado”. O medo o inspirou a escrever a cena de abertura de “Pânico”.

5. Linda Blair, que interpretou Regan em “O Exorcista”, fez uma pequena ponta em “Pânico”.

6. O icônico diretor Wes Craven também fez uma ponta.

7. Por causa das campanhas de divulgação do filme “A Bruxa de Blair”, algumas pessoas realmente acreditaram que a atriz Heather Donahue estava morta e mandaram cartões de condolências para a mãe dela.

8. Os atores de “A Bruxa de Blair” concordaram em não sair de seus personagens durante as gravações. Então, se precisassem de um tempo ou quisessem fazer algum comentário, tinham que falar a palavra-chave “taco”.

9. O punhado de gravetos mostrado no filme tinha dentes e cabelos humanos de verdade.

10. Michael Cera fez testes para o papel de Cole em “O Sexto Sentido”.

11. O diretor M. Night Shyamalan vem de uma família de médicos. Era esperado que ele também se tornasse um, mas acabou se apaixonando pelo cinema.

12. O filme “Jogos Mortais” foi inspirado em uma reportagem. Quando tinha apenas 17 anos, o diretor de “Jogos Mortais”, James Wan, viu uma reportagem sobre um homem que invadia a casa das pessoas para fazer cócegas nos pés de crianças que estavam dormindo. Wan ficou tão assustado que passou a deixar um martelo ao lado da sua cama durante a noite.

Quando o homem foi finalmente capturado, ele revelou que não cometia os crimes sozinho e que era forçado a fazer isso. Isso deu a Wan a ideia de forçar os personagens do seu filme a fazerem o que fosse mandado. O criminoso das cócegas disse que também recebia uma peça de quebra-cabeças que dizia a ele o que fazer, e isso acabou inspirando o diretor a criar o assassino Jigsaw nos filmes.

13. O famoso boneco de “Jogos Mortais”, chamado Billy, era tão importante para James Wan e Leigh Whannell que eles pagaram para o boneco ter seu próprio assento em um voo de Melbourne (Austrália) para Los Angeles (EUA).

14. O boneco de madeira original foi feito à mão por Wan.

15. Billy também fez pontas em outros filmes além de “Jogos Mortais”. Ele apareceu rapidamente em “Sobrenatural”, “Gritos Mortais” e “Sentença de Morte”.

16. Wolf Creek é um lugar real. Fica na Austrália Ocidental e o nome verdadeiro é Wolfe Creek.

17. John Jarratt, que interpretou o assassino em série Mick Taylor, costumava ser o apresentador do programa australiano “Better Homes and Gardens”.

18. O diretor e roteirista de “Atividade Paranormal”, Oren Peli, rodou o filme na própria casa. Mesmo assim, ele não teve problemas para vender a propriedade mais tarde.

19. A boneca de “Invocação do Mal” e o spin-off “Annabelle” é baseada em uma boneca real que, na verdade, é bem diferente da do filme. A verdadeira Annabelle é apenas uma boneca de pano comum.

20. O filme “Canibais”, de Eli Roth, foi gravado em um vilarejo remoto na Amazônia. Todos os dias, era preciso viajar 5 horas de carro e mais uma hora e meia de barco para chegar ao local.

21. Na verdade, o vilarejo era tão remoto que os moradores locais nunca tinham visto um filme antes. Os produtores exibiram “Holocausto Canibal”, que não assustou ninguém. Algumas pessoas disseram que o filme era “a coisa mais engraçada que elas já tinham visto”.

22. A atriz Lorenza Izzo quase morreu durante as gravações de “Canibais”. Em uma cena, ela era jogada em um rio e tinha que se segurar em uma pedra, mas a água acabou puxando ela para baixo e a atriz quase se afogou.

23. Segundo Roth, que também fez “Albergue” e “Cabana do Inferno”, a melhor forma de deixar as cenas sangrentas mais realistas é usando frutas. De acordo com ele: “Uma uva, quando filmada do ângulo certo, parece muito com um globo ocular”.

24. “Babadook” foi inspirado em uma história bem estranha que a roteirista/diretora Jennifer Kent ouviu no começo dos anos 2000. Kent tinha uma amiga com um filho pequeno que achava que estava sendo perseguido por um bicho-papão imaginário. A mãe dele fingia falar com a “criatura” para conseguir acalmá-lo.

25. E anos após o lançamento do filme, em 2014, o monstro, de alguma forma bizarra, se tornou um ícone gay na internet.

26. Joaquin Phoenix estava cotado para estrelar “Fragmentado” antes de James McAvoy ser selecionado.

27. James McAvoy quebrou a mão durante as gravações de “Fragmentado”. Isso aconteceu quando ele bateu em uma porta que parecia ser falsa, mas que na verdade era de metal maciço.

28. O especial de comédia de Eddie Murphy “Delirious” (1983) inspirou o filme “Corra”.

29. Havia diversos finais alternativos para “Corra”. De acordo com o diretor e roteirista Jordan Peele, um deles envolvia Chris, o protagonista, sendo levado pela polícia e posteriormente condenado por matar uma família branca.

30. E, felizmente, Jordan Pelle pretende continuar escrevendo mais filmes de terror. Em um bate-papo com fãs no Reddit, ele disse que “tem várias ideias de filmes em desenvolvimento” e que pretende fazer o roteiro e dirigir todas elas.

 

via

 

 

Editora-chefe do site e bacharel em Estudos de Mídia pela UFF, trabalha com redes sociais e produz conteúdo para web desde 2012. Curiosa e apaixonada por cinema, escreve aqui em sua ''Coluna Clichê'' sobre os filmes que assiste no cinema e na TV.

  • Image