8 filmes dos anos 80 que você precisa assistir pelo menos uma vez

Curtindo a vida adoidado – 1986
Com direção do mestre John Hughes, o filme foi lançado em junho de 1986 e contava a história do adolescente Ferris (Matthew Broderick), um garoto sagaz que decide matar aula e aproveitar o dia em Chicago. Com ele estão Cameron (Alan Ruck) e sua namorada Sloane (Mia Sara). O filme é muito interessante e responsável por cenas clássicas que ficaram marcados na história do cinema, sendo a principal a cena em que Ferris dubla ”Twist and Shout”, dos Beatles, em um desfile no meio da rua.
Broderick seguiu na carreira, tem 54 anos e é casado com a também atriz Sarah Jessica Parker.


O Goonies – 1985
A aventura dirigida por Richard Donner, com produção de Steven Spielberg, ganhou status de “cult” nos dias de hoje e lançou diversos talentos, como Sean Astin, que era o protagonista Mickey, e também o indicado ao Oscar Josh Brolin.
Na trama, os amigos Mickey, Brand, Bocão, Dado e Gordo acham um misterioso mapa e partem em busca do tesouro do temido Willy Caolho. Juntam-se a eles nessa aventura Andy e Stef mas, além das armadilhas deixadas por Willy Caolho por entre as cavernas e trilhas subterrâneas, os garotos terão de enfrentar também uma família de bandidos italianos. Para salvá-los resta somente o valente e destemido Sloth.

 

Clube dos Cinco – 1985
Um grupo de adolescentes é condenado a passar um longo sábado na escola. Detidos por mal comportamento, o valentão John (Judd Nelson), o atleta Andrew (Emilio Estevez), a revoltada Allison (Ally Sheedy), a patricinha Claire (Molly Ringwald) e o nerd Brian (Anthony Michael Hall) acabaram formando o célebre “Clube dos Cinco” (“The Breakfast Club”, no original).
Também com direção de John Hughes e trilha sonora do Simple Minds, a comédia se transformou em um verdadeiro clássico cult.
 Do grupo, a que mais trabalhou foi a ruivinha Molly, sucesso certo nas tramas teen dos anos 80.

 

De volta para o futuro – 1985
Marty McFly (Michael J. Fox), um adolescente de uma pequena cidade californiana, é transportado para a década de 1950 quando a experiência do excêntrico cientista Doc Brown (Christopher Lloyd) dá errado. Viajando no tempo em um carro modificado, Marty conhece versões jovens de seus pais e precisa desesperadamente fazer com que eles se apaixonem, senão, o futuro do casal (e dele mesmo) não vai acontecer.
Lançado em julho de 1985, a aventura teve a direção precisa de Robert Zemeckis, também diretor dos sucessos Forrest Gump e Náufrago.

 

ET – O Extraterrestre – 1982
Com direção de Steven Spielberg, o filme conta a história de um simpático alienígena perdido na Terra, que logo faz amizade com um garoto chamado Elliott, que o protege de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia pelo serviço secreto americano. Também participou da trama a jovem Drew Barrymore, como irmã mais nova de Elliott.
O filme concorreu ao Oscar de 1983 e foi o vencedor nas categorias de melhor trilha sonora, melhores efeitos especiais, melhores efeitos sonoros e melhor som.

 

Os Caça Fantasmas – 1984
Para quem você liga quando vê um fantasma?
Os cientistas Dr. Egon, Dr. Ray e Dr. Peter, perdem seus empregos em uma universidade de Nova York. Eles decidem, então, se tornar caçadores de fantasmas e travar uma batalha de alta tecnologia com o sobrenatural por dinheiro.
Com direção do eslovaco
 Ivan Reitman, o roteiro da comédia foi escrito por Dan Aykroyd e Harold Ramis, que também participam como atores. Também fizeram parte da trama os atores Bill Murray e Sigourney Weaver.

 

Conta Comigo – 1986
O drama adolescente é baseado no conto The Body (no Brasil, “O Outono da Inocência – O Corpo”, presente na coletânea “As Quatro Estações”), de Stephen King.
Na trama, Gordie Lachance (Wil Wheaton) é um escritor que recorda de um acontecimento pessoal no verão de 1959, quando tinha 12 anos. Ele vivia numa pequena cidade do estado americano do Oregon
e possuía três amigos que em certo dia saem juntos em busca do corpo de um adolescente que estava desaparecido – mas o que eles não imaginavam é que esta aventura se transformaria em uma jornada de auto-descoberta.

 

A História Sem Fim – 1984
Lançado em julho de 1984 e baseado no livro de mesmo nome escrito por Michael Ende, a trama do filme segue Bastian (Barret Oliver), um menino triste que usa a imaginação como refúgio para os fatos que o entristecem, como as provas de Matemática, brigas na escola e, especialmente, a recente perda de sua mãe.
Um dia ele conhece livro chamado “A História Sem Fim”, e a leitura do livro o transporta ao fantástico mundo de “Fantasia”, habitado por um morcego planador, um dragão, elfos, uma Imperatriz Criança, o valente guerreiro Atreyu e uma pedra ambulante chamada Come-Pedra.
Bastian se envolve com seus novos amigos e precisa fazer com que o reino de Fantasia não seja engolido pelo Nada.

 

 

+++ EXTRA +++
Namorada de aluguel (1987); O Exterminador do futuro (1984); Quero ser grande (1988); Dirty Dancing – Ritmo Quente (1987); A garota de rosa shocking (1986); Flashdance (1983); A Lagoa Azul (1980); Os aventureiros do bairro perdido (1986).

Editora-chefe do site e bacharel em Estudos de Mídia pela UFF, produz conteúdo para web desde 2012. Curiosa e apaixonada por cinema, escreve aqui em sua ''Coluna Clichê'' sobre os filmes que assiste no cinema e na TV. Também colabora com o blog de design e inspirações CuteDrop.

  • Image
  • Image