Afinal, o que vai acontecer com o Studio Ghibli?

Studio_Ghibli_Logo_by_zerocustom1989

Durante o último final de semana, uma série de portais de comunicação e entretenimento noticiou o fechamento oficial do Studio Ghibli. O antigo estúdio de Hayao Miyazaki, supostamente, encerraria suas atividades após a fraca recepção de seu último filme, Omoide no Marnie. A fonte citada pelos veículos foi a entrevista de um dos cofundadores do estúdio,Toshio Suzuki, concedida ao programa Jonetsu Taririku, da TBS.

Ainda que durante sua declaração Suzuki tenha afirmado que o estúdio passa, sim, por um momento financeiro delicado, o diretor não confirmou um possível fechamento do estúdio. Na verdade, o que deve ocorrer nos próximos meses é uma reestruturação profunda em alguns setores da empresa.

Em seu atual formato, o Studio Ghibli apresenta uma estrutura de trabalho bastante onerosa, com um grande quadro de funcionários e muitos custos de produção. Segundo Suzuki, a ideia é desmantelar o estúdio central e redistribuir as funções em células menores, rotativas e menos custosas, um esquema similar ao que já é comumente praticado por outros estúdios.

Por enquanto, é difícil especular qual será o resultado das mudanças e como elas afetarão o futuro do estúdio e de suas próximas produções, mas é possível apostar em grandes mudanças após a tímida estreia de seu último filme, que atingiu somente o 3° lugar em seu final de semana de estreia e recolheu pouco mais de 3 milhões de dólares, lembrando que em sua formatação atual o estúdio tem um custo aproximado de 20 milhões de dólares por ano.

 

via

Editora-chefe do site e bacharel em Estudos de Mídia pela UFF, trabalha com redes sociais e produz conteúdo para web desde 2012.
Curiosa e apaixonada por cinema, escreve aqui em sua ”Coluna Clichê” sobre os filmes que assiste no cinema e na TV.

  • Image

Comments 1

  1. Leonardo Nazareth

    Espero mesmo que ele não se desfaça. Adoro as animações feitas por esse estúdio! 🙂

Leave a comment