Homem-Formiga

check-out-the-new-ant-man-poster_qp5u.1920

O Homem-Formiga está entrando no Universo Cinematográfico Marvel. Na verdade, ele é tão pequeno que poderia já estar lá no meio e ninguém teria percebido.

Filmes de origem de super-heróis estão caindo na rotina do expectador e há alguns caminhos fáceis para se contar uma história assim. Em sua maioria, conhecemos o herói em sua particularidade/genialidade, ele descobre um problema e o resolve com seus poderes ou habilidades. A Marvel usou essa fórmula muito bem em Homem de Ferro, Thor e Capitão América, mas era preciso mudar de rumo, pois o expectador moderno se acostuma rápido com padrões e há centenas heróis na prateleira esperando uma oportunidade de aparecer na tela grande.

Homem-Formiga conta a história de Scott Lang (Paul Rudd), um ex-presidiário que precisa se restabelecer na vida para ter direito a visitar sua filha pequena. Em meio a isso, Scott aceita ajudar o cientista Hank Pym (Michael Douglas) a impedir que Darren Cross (Corey Stoll) crie um exército de homens do tamanho de formigas, desequilibrando o poder mundial. Para isso, Scott precisa aceitar ser treinado por Hank a usar o traje do Homem-Formiga e a se comunicar com as próprias formigas.

homem-formiga-10julho2015-17

Apesar do enredo parecer megalomaníaco – quando se fala em desequilíbrio mundial tudo parece gigante – a trama se concentra nos personagens e nas relações humanas. Não há catástrofes naturais, cidades sendo erguidas ou exércitos de androides a se enfrentar e isso é muito bom. Pela primeira vez em um filme do estúdio saímos com a sensação de conhecer um personagem a fundo; não apenas um, mas 3: Hank Pym – o Homem-Formiga original – Scott Lang – o novo super-herói – e Hope Van Dyne – a filha de Hank. A relação entre os três é o que motiva toda a narrativa e flui perfeitamente pelos 117 minutos de filme.

Outro personagem interessante é o do ator Michael Peña. Ele carrega o alívio cômico de boa parte do filme com sua personagem Luis, um amigo de presídio de Scott. O ritmo do filme é bom do inicio ao fim e o timing das piadas e tiradas cômicas é perfeito. Ponto para os roteiristas e para os atores.

Um destaque especial para as cenas de ação. O diretor Peyton Reed – estreante em filmes de ação, porém veterano de comédias como New Girl, Sim Senhor e Separados pelo Casamento – soube explorar o universo do herói e coloca em tela apenas aquilo que faz sentido.

homem-formiga-1jun2015-04

Homem-formiga é um filme divertido, inteligente e simples (no melhor sentido da palavra). É um filme para se ver com as crianças ou com os amigos; cada um vai aproveitar de um jeito.

Homem-formiga está inteiramente ligado aos acontecimentos mais recentes do Universo Cinematográfico Marvel. Para quem é fã: fique até o final dos créditos. Tem 2 cenas, uma no meio e outro no final.

Obs.: O 3D é convertido, porém a profundidade é bem explorada nas cenas. Vale a pena se a diferença de preço não for muito grande.

homem-formiga-10julho2015-16

Influenciador digital, consultor de Cinema, TV e Web, crítico de cinema, editor de vídeos e revisor de textos.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image

Leave a comment