Netflix lança velocímetro que mede velocidade da Internet para filmes

A Netflix lançou um velocímetro de Internet chamado Fast, que pode ser usado para rede via cabo no computador e para dados móveis no celular. A novidade chegou nesta quarta-feira (18) para usuários em todo o mundo, inclusive brasileiros. A ideia é ajudar a medir a velocidade da conexão, de forma simples e gratuita para checar se a sua rede doméstica está adequada para assistir filmes, shows e séries de TV online em PCs, smart TVs ou smartphones e tablets.

Muitos usuários do Netflix enfrentam problemas na hora de assistir seus filmes e séries por lentidões na conexão. Isso acontece porque o serviço de streaming depende de uma taxa de conexão com qualidade razoável para rodar as mídias, sem travamentos ou demora para carregar. Para medir esses dados, o Fast (fast.com) permite descobrir a velocidade média de download da conexão usada para baixar os vídeos do Netflix. 

A informação é mais básica e oferecida após uma análise da conexão, que demora alguns segundos. É feita por meio de diversos downloads de arquivos localizados nos servidores do próprio Netflix.

Sendo assim, o internauta consegue ter uma ideia se o serviço de Internet está oferecendo a velocidade do pacote pago, seja com o uso de broadband (via cabo), wireless ou nos dados móveis obtidos de operadoras de celular.

O Fast pode ser usado por qualquer dispositivo conectado e que possua navegador, como smartphones, tablets, computadores e Smart TVs. Não é necessário ser assinante do Netflix. A taxa de download aparece em Mbps e o teste pode ser repetido quantas vezes precisar. O resultado pode ser comparado com a média de velocidade local e no mundo, pelo site Speedtest.net .

Como usar o velocímetro do Netflix

O teste do Fast é simples de usar. Acesse o site do recurso << fast.com >> pelo navegador no dispositivo móvel, no PC ou na Smart TV.  A análise será iniciada automaticamente e basta aguardar o resultado.
Para medir novamente, clique no ícone de “seta” na lateral do velocímetro.

O Fast pode ser usado no celular, tablet, computador e navegador da Smart TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

 

 

Editora-chefe do site e bacharel em Estudos de Mídia pela UFF, produz conteúdo para web desde 2012. Curiosa e apaixonada por cinema, escreve aqui em sua ''Coluna Clichê'' sobre os filmes que assiste no cinema e na TV. Também colabora com o blog ''CuteDrop''.

  • Image
  • Image