Sem dor, Sem ganhos (Pain e Gain)

Pain-and-Gain-poster-02

O novo filme do diretor de Transformers é um pouco diferente do padrão “Michael Bay” de destruição em massa, mas as câmeras lentas e o humor de ação ainda estão lá.

Pain e Gain (Sem dor, Sem ganhos, em português) conta a história real de dois caras normais que adoram malhar e que decidem aplicar um golpe que envolve sequestro e roubo pra mudar de vida. Daniel Lugo (Mark Wahlberg) e Adrian Doorbal (Anthony Mackie) bolam um plano e chamam Paul Doyle (Dwayne Johnson) pra ajudar a executá-lo.

Michael Bay – acostumado a gastar milhões com câmeras, destruições e efeitos visuais – dessa vez utiliza go pros e 5Ds de forma interessante. A direção das cenas de ação usando essas câmeras ficou bem suave e não chega nem perto do incômodo visual de Transformers (qualquer um da franquia). Apesar disso, são raras as cenas de ação do filme, ele é basicamente sobre os dramas dos personagens e as consequências do roubo – nem por isso o filme perde o ritmo e fica monótono, graças às boas atuações (de Mark Wahlberg principalmente).

Não, não é um filme sobre fisiculturismo e você não vai sair do cinema com vontade de marombar. Mesmo assim Dwayne Johnson está parecendo um Hulk latino! Wahlberg também não envergonha e mostra que está em dia com a academia; seu personagem carrega todo o primeiro ato do filme sozinho com monólogos introspectivos e sendo o “cérebro” da equipe.

Pain & Gain acerta ao não se levar a sério. Não é um filme dramático, não é um filme de ação, não é um filme de comédia. É uma mistura de tudo me fazendo lembrar (levemente) de Pulp Fiction. Ele apresenta a história de três personagens reais e suas peculiaridades e idiotices (sim, eles fazem muitas idiotices) a ponto de, no final do filme, não sabermos se gostamos deles ou não. É um filme divertido e ponto. Sem muito mais pretenções, boas atuações para personagens medianos e não muito explorados.

Cotação: Mediano – 2,5 estrelas

Ficha técnica:

Estreia: 23 de agosto de 2013 (2h 10min) Direção: Michael Bay Elenco: Mark Wahlberg, Dwayne Johnson, Ed Harris, Anthony Mackie, Tony Shalhoub, Rob Corddry , Ken Jeong, Rebel Wilson Roteiristas: Christopher Markus, Stephen McFeely

Influenciador digital, consultor de Cinema, TV e Web, crítico de cinema, editor de vídeos e revisor de textos.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image