Precisamos falar sobre ”Riverdale”

Ela chegou de mansinho. Com 13 episódios, ”Riverdale” foi uma das apostas da CW para esse ano. O canal teen, famoso pelas séries ”Supergirl”, ”Arrow”, ”Supernatural” e da finada ”Gossip Girl”, investiu pesado numa trama de mistérios e muitas mentiras, onde nem todos são o que parecem.

Resultado de imagem para riverdale

A trama começa no mês de julho, onde o jovem Jason Blossom foi encontrado morto num rio da cidade de Riverdale. Enquanto a polícia começa a investigar o que aconteceu, Jughead Jones (Cole Sprouse) aproveita para escrever um livro sobre o mistério. Jughead tem problemas familiares e desde cedo aprendeu a se virar sozinho. Esperto, sempre veste roupas escuras, trabalha no cinema local e não gosta que ninguém tenha pena dele.
Ele e os outros personagens da trama estudavam na mesma escola que Jason, porém, nenhum deles está livre de ser o verdadeiro assassino.

Jason era irmão gêmeo da mimada Cheryl (Madeline Petsch), a típica mean girl da escola, sempre infernizando a vida de todos ao redor e dona das sacadas mais ácidas do seriado. Ruiva, bonita e rica, Cheryl acha que todos devem fazer suas vontades o tempo todo, o que traz muitos atritos entre ela e os outros personagens. Em casa, o clima não é dos melhores, pois os pais sempre preferiram o irmão e ela se sente culpada por sua morte.

Logo no primeiro episódio, conhecemos Verônica Lodge (a mezzo-brasileira Camila Mendes) e sua mãe, Hermione, ex moradora de Riverdale que casou com um milionário e mudou de vida. As duas voltam a Riverdale pois Hiram, o marido de Hermione, foi preso e elas perderam as mordomias que tinham em Nova York. Verônica, então, é a única adolescente que não pode ser suspeita do crime que chocou a cidade.

O personagem principal da trama deveria ser o ruivo Archie (o neozeolandês KJ Apa), mas Jughead é tão carismático e com uma trama mais interessante para ser abordada que em diversos momentos esquecemos de Archibald, cuja maior preocupação em vários episódios é decidir se quer jogar futebol ou ter aulas de música. NOSSA.

Resultado de imagem para riverdale posters

Archie é vizinho da fofa Betty (Lili Reinhart), que sempre foi apaixonada por ele. Boa aluna, boa filha, líder de torcida e coordenadora do jornal da escola, Betty parece ter tudo, mas a relação complicada com sua mãe Alice (Mädchen Amick, famosa por ”Twin Peaks”) faz com que Betty se sinta sempre pressionada. Betty fica amiga de Verônica logo nos primeiros episódios, e as duas formam uma boa dupla.
Lili já declarou diversas vezes que sofre de depressão e que o show ”salvou sua vida”.

A série tem vários momentos musicais, e a maioria inclui a banda ”Josie e as Gatinhas”, liderada por Josie (Ashleigh Murray), filha da prefeita de Riverdale. Também fazem parte da trama a tecladista Valerie (Hayley Law) e Melody (Asha Bromfield). As meninas buscam o sucesso acima de tudo, e de vez em quando se juntam com Archie para tocar e cantar (embora sejam muito mais talentosas que ele, óbvio). 

A trama começa apresentando os adolescentes da cidade e vai ficando mais sombria com o passar dos episódios, pois aparentemente quase todos da cidade tem algum motivo para querer atingir a família Blossom. Donos de uma empresa que produz maple syrup (um tipo de xarope), os pais de Jason não eram exatamente as pessoas mais honestas da cidade e despertaram a ira de muitas pessoas, principalmente de F.P. Jones (Skeet Ulrich), o pai de Jughead.

O roteiro é afiado e se complica de tal modo que em diversos momentos o espectador fica se perguntando se até o fim da primeira temporada as questões mais importantes (Hermione é uma vilã? Hiram vai voltar a Riverdale? Onde está Miss Grundy?) serão respondidas -porém, os dois últimos episódios fecham todas as pontas com perfeição.
A segunda temporada já foi confirmada, para alegria dos fãs.
Se você quer assistir a uma série curta, com bons personagens e trama profunda, ”Riverdale” é a melhor opção.

Editora-chefe do site e bacharel em Estudos de Mídia pela UFF, produz conteúdo para web desde 2012. Curiosa e apaixonada por cinema, escreve aqui em sua ''Coluna Clichê'' sobre os filmes que assiste no cinema e na TV. Também colabora com o blog ''CuteDrop''.

  • Image
  • Image