Rocketman

Abrindo portas, atravessando corredores desesperadamente com sua fantasia espalhafatosa ao som de “Goodbye Yellow Brick Road” até chegar em uma sala de terapia. Assim começa ‘’Rocketman’’.  A vida de Reginald Dwight, mais conhecido como Sir Elton John ou seu nome artístico inteiro, Elton Hercules John, é contada em um misto de emoções no musical que recebe elogios desde o Festival de Cannes.

     Completando 50 anos de carreira em 2019, a cinebiografia segue o cantor desde a sua infância, um músico tímido e prodígio que consegue uma bolsa na Royal Academy of Music em Londres – onde anos depois formou a banda ‘’Bluesology’’ em que era o pianista  – até sua amizade com Bernie Taupin (Jamie Bell), quando os dois se encontram para uma parceria de sucesso com as composições de Taupin e a criação de melodias por Elton, até o auge de sua carreira e seu vício extremo em drogas, que o levaram a ter overdoses.

 O longa conta com a atuação impecável de Taron Egerton (da franquia‘’Kingsman’’), que faz quem está assistindo sentir como se estivesse ali em cada cena, vivendo tudo com ele. Taron canta todas as músicas do filme – e ficou tão bom que nos faz duvidar se não é voz do próprio Elton John!

 Mais do que mostrar a criação e a interpretação das músicas, o filme coloca cada canção representando o sentimento, frustrações e emoções de Elton e os demais personagens do filme. Como por exemplo em uma cena com Elton jovem e sua família cantando “I Want Love”, retratando o que cada um deles está passando. Ou até mesmo “Rocketman”, no seu estilo teatral em uma overdose de Elton John durante uma festa em sua casa, quando se depara com sua versão criança tocando piano.

A direção de Dexter Fletcher, do sucesso ‘’Bohemian Rhapsody’’, teve a sensibilidade necessária para comandar a biografia de alguém tão autêntico como Elton,  mostrando seus altos e baixos, sua família desestruturada e seu relacionamento conturbado com seu primeiro empresário John Reid (Richard Madden, o Robb Stark de ‘’Game of Thrones’’). Outro ponto alto do filme é o figurino espetacular, que mostra diversas fases da sua carreira. O filme, lindo e grandioso, terá grandes chances de concorrer ao próximo Oscar e até mesmo levar algumas estatuetas como ocorreu como ‘’Bohemian’’.

Cotação: Muito bom

texto escrito pela estudante de jornalismo Larissa Abib*