The september issue

O documentário, obrigatório para estudantes de moda e pessoas que se interessam pela indústria, mostra com detalhes como é feita a famosa ”edição de setembro” da revista VOGUE. A edição, geralmente a mais volumosa do ano, é responsável por apresentar aos leitores as principais tendências do início do ano seguinte, e por isso, precisava ser planejada com muita calma. O filme foi gravado em 2007.


A principal personagem do filme é Anna Wintour, a poderosa e temida diretora da revista, cujo temperamento difícil é conhecido no mercado. Todos querem agradar a diretora, querem saber sua opinião, e o frenesi ao redor dela beira a histeria. Em suas entrevistas, Anna mostra um pouco de sua intimidade, fala sobre trabalhar na revista, e a câmera acompanha sua rotina, reuniões com estilistas, as incontáveis horas em desfiles de moda e também sua relação com a colega de trabalho Grace Coddington (na época diretora criativa da revista).
O embate de ideias das duas rende boas tomadas.

Lançado em 2009, o filme mostra com clareza as tensões do mundo da moda. Inveja, flashes, fotos, uma combinação de cores que não deu certo, muitas viagens de avião e um pouco futilidade num ambiente onde todos levam tudo tão a sério montam essa obra, que teve a direção de R. J. Cutler. Anna, que inspirou a personagem Miranda no filme ”O diabo veste Prada”, é a alma do filme.
Também participam do filme o estilista Thakoon, André Leon Talley, Oscar de la Renta e Patrick DeMarchelier.

Cotação: Bom

Editora-chefe do site e bacharel em Estudos de Mídia pela UFF, produz conteúdo para web desde 2012. Curiosa e apaixonada por cinema, escreve aqui em sua ''Coluna Clichê'' sobre os filmes que assiste no cinema e na TV.

  • Image
  • Image