Top 10 Filmes de Ação 2015

2015 foi um ano bem interessante para os filmes de ação.

É bem comum terem muitos lançamentos, muitos filmes de super herói, muitas sequências e o não raro “mais do mesmo”.

Pois bem, por mais que esse top 10 tenha apenas 2 filmes que não são continuações, acredito que o nível de qualidade dos filmes cresceu, tanto em elaboração de roteiros, como em produção mesmo.

Sem mais delongas, prepare a pipoca, bote o som no máximo e vamos ao melhores filmes de ação de 2015!

10 – Velozes e Furiosos 7

M_Id_451466_Fast_and_Furious_7

A franquia de filmes de corrida (será que ainda tem corrida?) de maior sucesso de bilheteria ainda teve NOS para se sustentar bem nos cinemas. Claro que a trágica morte do ator Paul Walker abalou a equipe e ajudou (?) na propagação do filme como homenagem a ele. Não acho que seja o melhor da franquia e sinceramente temo pelo próximo filme que virá, porém, suor masculino saiu de meus olhos no clipe final ao som de ‘See you again’. Merece estar no Top 10.

9 – Maze Runner: Prova De Fogo

maze-runner-banner

Maze Runner – Prova de Fogo foi uma das boas surpresas que tive no cinema em 2015. Apesar de não ser um filme exclusivamente de ação, é uma excelente sequência do filme Maze Runner e uma boa adaptação do livro.

A história é cheia de tensão e conflitos interessantes. Cheguei a gravar um Diário de Cabines sobre ele. Pra quem quiser saber mais é só dar o play:

8 – Exterminador do Futuro – Gênesis

Terminator_genisys_empire_magazine_2015-e1435698981127-765x374

A volta do poderoso Exterminador do Futuro aos cinemas não foi tão bem recebida pela crítica, alguns dizem que foi mais do mesmo e que a direção não conseguiu recuperar o brilho dos primeiros filmes. Relendo a minha crítica que fiz a esse filme, percebo que minha expectativa estava bem alta e, ainda assim, não fiquei muito decepcionado com o resultado. Claro que toda sequência de Exterminador do Futuro sofrerá duras críticas, mas é inegável a qualidade do filme e o esforço para retornar às origens. Por isso, merece seu lugar no recinto.

7 – Homem-Formiga

homem-formiga-10julho2015-17

A pequena grande aposta da Marvel para 2015. O pouco conhecido (dos não-fãs-de-quadrinhos) super herói que tem o poder de encolher e comunicar-se com formigas cativou muita gente grande. Tá bom, parei com os trocadilhos!

Homem-Formiga é um filme de ação leve, divertido. Bem diferente do “padrão Vingadores” que a Marvel estabeleceu desde os primeiros filmes do Homem de Ferro – e que começou a ser quebrado em Guardiões das Galáxias. Nem por isso deixa de ser um ótimo filme de ação com um bom uso do 3D (coisa rara hoje em dia) e um roteiro envolvente. Você pode ler minha crítica nesse link.

6 – Jogos Vorazes: A Esperança – O Final

A conclusão da saga de Katniss Everdeen chegou aos cinemas em 2015 e já deixou muitos órfãos (apesar de rumores dizerem que haverão outros filmes da franquia).  Jogos Vorazes: A Esperança – O Final não é o melhor filme da saga e como fã do livro confesso que sentirei falta de personagens como o Peeta e Haymitch, mas estamos aqui para falar de ação e é disso que iremos falar!

Jogos Vorazes: A Esperança – O Final é o estopim da guerra entre os Distritos e a Capital, obviamente seria o filme com mais cenas de ação de toda a franquia e não decepcionou nesse quesito.

5 – 007 – Contra Spectre

007-Legends-logo

Depois de Skyfall seria difícil um novo filme do agente britânico não entrar na lista de top qualquer coisa.

007 – Contra Spectre é o desfecho da série de filmes que começou em Cassino Royale, em 2006, com o ator Daniel Craig no papel principal. Apesar de ser um filme que aborda maise a vida do agente especial 007, tem bastante ação e não perde em nada para os grandes filmes da franquia. Também fiz um Diário de Cabines desse filme com os fanboys Célio da Silva e Rodrigo Rocha. Confere aqui:

4 – Vingadores: A Era de Ultron

avengers-age-of-ultron

 

Agora as coisas estão esquentando de verdade. Vingadores : A Era de Ultron é a sequência do Vingadores (2012), mas que na verdade é o filme central da segunda fase do Universo Cinematográfico Marvel – o qual inclui filmes dos personagens Capitão América, Thor, Homem de Ferro, Homem Formiga, Guardiões das Galáxias e também está ligado às séries Agentes da S.H.I.E.L.D, Agente Carter, Demolidor, Jessica Jones (e todo o mais que virá). 

Já deu pra entender que não é apenas um filme que reúno os super-heróis, mas sim um material altamente complexo e rico de referências e que deve ser apreciado como parte de um todo.

Mas deixando isso de lado, o filme é bem construído, cheios de cenas épicas, lutas que exploram todo o potencial de cada personagem. Ok que tem piadinhas em exagero, mas é um ótimo filme de ação. Minha crítica completa está aqui.

3 – Missão Impossível: Nação Secreta

Mission-Impossible-Rogue-Nation-2015-capa

Um dos meus orgulhos de 2015 foi assistir Missão Impossível – Nação Secreta em uma tela de IMAX. A volta de Tom Cruise a um de seus personagens mais marcantes é sempre algo bem vindo, porém Missão Impossível – Nação Secreta superou todas as minhas expectativas. É um filme redondinho, cheio de ação do início ao fim. Com excelentes atuações e uma história envolvente. Vida longa e próspera a Tom Cruise e suas Missões Impossíveis.

Fiz uma crítica bem completinha e sem spoiler nesse link e também gravei um Diário de Cabines com os incríveis Célio da Silva e Ana Clara, vale o play:

2 – Kingsman – Serviço Secreto

kingsman-logo

 

A 2ª surpresa mais agradável de 2015 veio, sem dúvida, através do serviço secreto da rainha. Kingsman é a adaptação de um quadrinho escrito por Dave Gibbons e Mark Millar (criador de Kick Ass) e dirigido por Matthew Vaughn – diretor de Kick-Ass (2010) e X-Men: Primeira Classe (2011).

O charme do filme fica por conta do humor sutil, do roteiro impecável, das atuações exemplares, das cenas de ação de tirar o fôlego etc etc etc. Não é apenas uma coisa que faz de Kingsman  um dos melhores filmes de ação de 2015, o filme inteiro é uma aula de como adaptar uma história em quadrinhos para o cinema sem perder a essência e sem criar desinteresse do público que não é fã. A crítica da Clarissa está ótima e bem mais bem escrita que esse meu texto aqui. L-E-I-A!

 1 – Mad Max – Estrada da Fúria

 mad-max-fury-road-reviews

O top supremo não poderia ser de outro! Mad Max – Estrada da Fúria quebrou todos os padrões e clichês de sequências, continuações, remakes etc. Trouxe de volta um dos personagens ícone dos anos 80 sem ter que recontar nada (aprende aí Sony e faz isso com o Homem-Aranha), na verdade em Mad Max – Estrada da Fúria, Max (Tom Hardy) quase não fala nada. Pra dizer a verdade mesmo ele nem é o centro da trama! 

Apesar disso é impossível não se identificar com Max (Tom Hardy). É impossível não amar a Imperatriz Furiosa (Charlize Theron) que rouba toda a cena e é difícil acreditar como o diretor George Miller conseguiu orquestrar mais de duas horas de filme sem deixar cair a bola um só momento. O deslumbramento cinematográfico causado pela fotografia surreal, pela trilha sonora impecável e pelas engenhosas cenas de ação, fazem de Mad Max – Estrada da Fúria o melhor filme de ação de 2015! Não concorda? Leia a minha crítica inteira e se ainda achar isso, vamos bater um papinho alí no deserto que vou chamar meu amigo Max…   😎 

Mas calma, ainda tenho algumas menções honrosas a fazer. Leia até o final!

 

Menção Honrosa 1 – Jurassic Park World

new-images-from-jurassic-world-02

 

Jurassic Park World é um ótimo filme, uma excelente continuação da saga criada pelo diretor Steven Spielberg. Cris Pratt como protagonista deu um ar renovado ao filme e deixou aquele gostinho de quero mais! 

Jurassic Park World não é um filme focado em ação e por isso resolvi colocar ele aqui, pois merece ser lembrado.

Menção Honrosa 2 – Star Wars – O Despertar da Força

Star-Wars-O-Despertar-da-Força-Mapingua-Nerd-2

O filme do ano! Provavelmente o filme com a maior expectativa dos últimos 10 anos. A hype pra assistir Star Wars – O Despertar da Força nos cinemas está tão alta que até agora ainda não consegui assistir…  😥 (quero ir em um cinema decente pra aproveitar bem o filme).

Bom, como não assisti, não posso dizer em qual posição ele estaria nesse Top 10, porém não posso deixar de citar ele por tudo que Star Wars representa e pela boas críticas que tenho ouvido e lido.

É isso pessoal, não concorda com algum? Deixe seu comentário aqui embaixo e vamos papear sobre cinema. E que venha 2016!

Influenciador digital, consultor de Cinema, TV e Web, crítico de cinema, editor de vídeos e revisor de textos.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image