Premiado espetáculo infantil ‘Suelen Nara Ian’ estreia em São Paulo

‘SUELEN NARA IAN’ chega a São Paulo pela primeira vez! Vencedor de diversos prêmios, o espetáculo, que marca a estreia da atriz Luisa Arraes como autora de teatro infantil, será apresentado pela primeira vez, na capital paulistana, neste sábado, dia 7, no Teatro das Artes. De forma leve e divertida, a peça mostra as diversas formas possíveis de família sobre a ótica das crianças, que ganham voz e representatividade em assuntos como a separação dos pais e a reconfiguração familiar. 

A direção é da atriz Débora Lamm e a produção de Tatianna Trinxet, da Constelar. No elenco, estão os atores “MuitoSuperBolaShow” Joana Castro, Anita Chaves e Eduardo Rios que interpretam, respectivamente, Suelen, Nara e Ian.  

Luisa Arraes e a diretora Débora Lamm já receberam os seguintes prêmios com o espetáculo: 6º Prêmio CBTIJ de TEATRO PARA CRIANÇAS – Melhor texto Original (de autoria de Luisa Arraes) e recebeu indicações em outras 10 categorias; 8° Prêmio Botequim Cultural de Teatro – Melhor Direção na categoria Teatro Infanto Juvenil (Debora Lamm), e o Prêmio Musical. Rio – Melhor musical Infantil. 

“Suelen Nara Ian fala sobre a diversidade dentro das famílias e da importância em construir diálogos respeitosos e afetuosos entre pais e filhos. Marca também o meu reencontro com a Luisa e a Débora. Estamos comemorando 10 anos de parceria! Trabalhamos juntas em ‘Pedro Malazarte e a Arara Gigante’, que foi sucesso total de público e crítica, e já estamos pensando em novos projetos, inclusive de transformar este espetáculo em uma série para TV”, conta Tatianna Trinxet.

Luisa Arraes conta que escreveu a peça em um momento de transição. “Estava me mudando para uma casa onde já havia morado, concluindo a faculdade de Letras, filmando um roteiro que uns amigos meus tinham escrito e dividindo apartamento com uma amiga roteirista. Tudo aquilo foi me dando coragem. Eu sempre escrevi coisas menores, mas não tinha me dado essa loucura de começar a escrever uma peça. Fui começando devagar, pela primeira vez tinha um teto todo meu, como diz Virginia Woolf”, diz. 

Para Débora Lamm, poder falar sobre esse assunto para as crianças, de uma forma que elas se sintam incluídas, é o objetivo do espetáculo. “O grande diferencial dessa montagem é mostrar de forma natural que qualquer formação familiar é válida se tiver amor. Essa peça é um trabalho de inclusão”, ressalta. 

Cada personagem tem o seu modo de lidar com essa nova família que está se formando. Filhos de pais separados, vividos por André Dale e Rose Lima, as crianças recebem a notícia de que farão parte da mesma família e passam a questionar a “novidade”. 

Inconformados, os três resolvem fugir juntos para a Terra do Nunca e, no caminho, vivem várias aventuras que os fazem descobrir que a família pode ser muito diversa. As duas irmãs, Suelen e Nara, conhecem Ian, filho único da namorada do seu pai. A atriz Joana Castro, que interpreta Suelen, a define como uma menina questionadora, autêntica e corajosa, que desde pequena já desafia as estruturas e pensa na própria independência.

Ao longo da peça, ela entende que nem tudo tem uma resposta imediata. Eduardo Rios define Ian como um menino introvertido e muito sensível, provavelmente por ser filho único. Mesmo tímido, consegue ser carinhoso e está sempre se preocupando com o bem-estar do outro. 

Serviço: 

Espetáculo infantil SUELEN NARA IAN
Sábados e Domingos, às 15h
Teatro das Artes – Av. Rebouças, 3970, loja 409 – São Paulo
Ingressos: Site Eventim (Link)
De: 7/10 a 29/10

FICHA TÉCNICA:

Texto: Luisa Arraes
Direção: Debora Lamm
Elenco: André Dale , Rose Lima, Eduardo Rios , Joana Castro e Anita Chaves 
Músico em cena: André Sigaud 
Direção Musical: Ricco Viana 
Músicas: Matheus Torreão 
Figurinos: Cao Albuquerque e Sonia Tomé 
Cenário:Lydia Kosovski
Desenho de luz: Ana Luzia de Simoni
Direção Corporal e Coreografia: Amália Lima 
Preparador Vocal:Sônia Dumont 

Desing e Ilustrações: Omar Salomão
Visagista:Josef Chasilew
Diretora Assistente: Luisa Arraes 
Assistente de Direção: Kakau Berredo 
Cenotécnico: Galpão6centos 
Cenografia e Pintura de Arte: Derô Martín
Direção de Produção: Tatianna Trinxet
Realização: Constelar – Arte, Diversão e Cultura 

Leia Mais
‘PORTÁTIL’ ganha nova temporada no Teatro Adolpho Bloch