”Tom na fazenda” ganha nova temporada no RJ

Após uma estreia arrebatadora, marcando a inauguração do Teatro Domingos de Oliveira, no Planetário da Gávea, Tom na Fazenda muda de endereço e passa a ocupar o Teatro Municipal de Ipanema, entre os dias 10 de outubro e 01 de novembro. Em cartaz desde 2017, o espetáculo, sucesso de crítica e público, idealizado por Amanda Babaioff e dirigido por Rodrigo Portella, inicia um novo ciclo com a atriz Denise Del Vecchio, no papel de Ághata, antes interpretada por Soraya Ravenle.

Baseada na obra “Tom à la Farme”,do autor canadense Michel Marc Bouchard, o texto, traduzido para a montagem brasileira por Babaioff, conta uma história universal, comum entre jovens de várias gerações, de diferentes culturas. São homens e mulheres que, por conta do preconceito, aprendem a mentir antes mesmo de aprenderem a amar. As famílias, guardiãs das normas sobre a sexualidade, garantindo sempre a heteronormatividade, inserem nos próprios membros a semente da homofobia. Com Gustavo Rodrigues, Camila Nhary e Denise Del Vecchio, além do próprio Babaioff em cena, o resultado é um drama forte e potente que aborda a inabilidade do indivíduo para lidar com o preconceito, a violência e o   fracasso.

Na trama, o publicitário Tom (Armando Babaioff) vai à fazenda da família para o funeral de seu companheiro.  Ao chegar, descobre que a sogra (Denise Del Vecchio) nunca tinha ouvido falar dele e tampouco sabia que o filho era gay. Nesse ambiente rural e austero, Tom é envolvido numa trama de mentiras criada pelo truculento irmão (Gustavo Rodrigues) do falecido, estabelecendo com aquela família relações de complicada dependência. A fazenda, aos poucos, vira cenário de um jogo perigoso, onde quanto mais os personagens se aproximam, maior a sombra de suas contradições.

“Todo redemoinho que devastará a vida dos que fogem das normas surge no núcleo de suas próprias famílias”, comenta Rodrigo Portella, que opta, mais uma vez por uma encenação com poucos elementos para que as sutilezas das relações propostas pelo texto se sobressaiam. “Bouchard compôs uma obra de estrutura impecável. Ele vai fundo nas contradições dos seus personagens, o que os torna muito próximos de nós”, acredita o diretor.

FICHA TÉCNICA

Texto: Michel Marc Bouchard
Tradução: Armando Babaioff
Direção: Rodrigo Portella
Elenco: Armando Babaioff, Denise Del Vecchio, Gustavo Rodrigues, Camila Nhary
Cenografia: Aurora dos Campos
Iluminação: Tomás Ribas
Figurino: Bruno Perlatto
Direção Musical: Marcello H.
Produção Executiva: Milena Monteiro
Direção de Produção: Sérgio Saboya e Silvio Batistela
Idealização: Armando Babaioff

SERVIÇO ”Tom na Fazenda

Local: TEATRO MUNICIPAL DE IPANEMA (R. Prudente de Morais, 824 – Ipanema)
Temporada: 10 de outubro a 01 de novembro de 2023
Data: terças e quartas, às 20h.
Duração: 110 minutos.
Classificação Indicativa: 18 anos.

Valores: R$ 30 (inteira) R$ 15(meia)

Lotação*: 222 lugares
Contato: (21) 2523-9794

Leia Mais
“Querido Evan Hansen” chega ao Brasil com temporadas no Rio e em São Paulo