6 perguntas para… Felipe Castanhari

Um dos maiores criadores de conteúdo do Brasil, Felipe Castanhari apresenta ”Mundo Mistério”, sua série na Netflix que nos leva a conhecer os mistérios do mundo, da história e da ciência sendo desvendados por um time de especialistas.

Unindo edição afiada e temas interessantes, ”Mundo Mistério” é uma série de 8 episódios feita pra quem não tem medo de se aprofundar nos enigmas da vida – de um jeito divertido e fácil de entender.

Saiba mais sobre o projeto nessa entrevista exclusiva:

1. Gostaria de saber como surgiu o projeto “Mundo Mistério” e como foi sua parceria com a Netflix.
O projeto surgiu a partir de uma reunião que eu tive com a Netflix, onde eu fui apresentar um outro projeto, que era um desenho animado que eu estou produzindo. Apresentei e eles gostaram da apresentação, e aproveitaram para perguntar se eu tinha algum outro projeto além desse. Na época eu tinha o ”Nostalgia Ciência” que eu fazia no Youtube e queria levar ele pra Netflix de uma forma mais completa, com mais produção. Mostrei o projeto para eles, eles gostaram, e foi assim que nasceu a conversa para o ”Mundo Mistério”.

2. Quais foram suas inspirações para criar esse projeto? Como foram escolhidos os temas abordados nessa primeira temporada?
Os temas foram escolhidos basicamente por amostragem, que eu tenho da minha audiência nas minhas redes sociais, e meus fãs já pediam para eu produzir esses vídeos no canal, então eu sabia que como existiam muitos pedidos, eram temas que gerariam muito interesse.

3. Diversos profissionais, como historiadores e professores, foram contratados para ajudar os roteiristas do programa. Como foram feitas as pesquisas para os episódios? Você também ajudou na elaboração dos roteiros?
O processo foi o seguinte: contratamos a Vesper, que é uma empresa de consultoria científica, a gente apresentou os temas para eles e a partir disso eles encomendaram uma pesquisa científica para cada um dos temas. Cada profissional de sua devida área precisou fazer sua pesquisa. A gente recebeu essa pesquisa, e eu, como fui um dos roteiristas, junto com Rob e Israel (roteiristas), nos reunimos para estudar essas pesquisas para poder começar a escrever o projeto. Até mesmo durante essa sala de roteiro a gente contava com a ajuda desses profissionais para tirar dúvidas sobre as pesquisas, pois em diversas vezes a gente não conseguia entender.

4. Seu canal é um dos maiores do Brasil e foi o primeiro do gênero a fazer sucesso. Como surgiu seu interesse por ciência?
Meu interesse vem desde pequeno, desde ”O mundo de Beakman” [transmitida no Brasil pela TV Cultura nos anos 90] e vários outros programas que falavam sobre ciência. Até mesmo depois de adulto eu continuei com esse interesse, sempre assisti documentários, como ”Cosmos”. Sempre fui fascinado por ciência e pelo Universo, e como a ciência ajudou a transformar a sociedade e o mundo. Pra mim é muito importante valorizar a ciência e poder falar sobre ela, tanto no meu canal quanto na série.


5. Tirando a emoção do lançamento do ”Mundo Mistério”, como está sendo esse período de quarentena para você?

Durante toda a quarentena eu estive trabalhando, agora que eu entreguei a série estou me adaptando e entendendo esse novo momento sem estar trabalhando no ”Mundo Mistério” – meus 2 últimos anos foram totalmente dedicados a esse projeto! Mas está sendo difícil, acho que para todo mundo. Estou tentando lidar da maneira que eu posso. Minha namorada me ajudou muito, o fato de eu não estar sozinho nessa quarentena é uma coisa que me ajudou muito – talvez se não fosse ela eu já estivesse surtando (risos). Estou tentando fazer o máximo que posso e torcendo para essa situação passar logo.

Crítica: Mundo Mistério, série original Netflix de Felipe ...
Lilian Regina, Felipe e Bruno Miranda


6. Você assiste muitos filmes e séries na Netflix? Quais foram seus preferidos nos últimos meses?
Sim, assisto! A última coisa que assisti foi ”Japão Submerso”, que é um anime. Antes desse eu assisti outro anime, o ”Parasite”. Eu sou bem otaku! (risos). Otaku é a pessoa que gosta de animes e da cultura japonesa. Eu sou esse cara. Também assisti ”Dark”, que estava super comentado, assisti especiais de comédia como o ”Pokas” do Tiago Ventura, também assisti o do Whindersson, gosto muitos especiais de humor do Dave Chappelle também. Agora estou começando a assistir ”Peaky Blinders”, que é uma série que ouvi falar bem. Terminei ”Outlander”, que é uma série super legal sobre viagem no tempo. São 4 temporadas, estão produzindo a quinta.

Siga o Felipe no Instagram
Confira ”Mundo Mistério” na Netflix