Após 12 anos de sua estreia no Rio de Janeiro, onde cumpriu temporadas em casas como o Teatro dos Quatro e o Teatro Serrador, o espetáculo “Rapsódia – O Musical” chegou pela primeira vez a São Paulo em uma montagem inteiramente renovada. Produzida pela Cerejeira Produções, de Mau Alves e Julia Morganti, em parceria com o produtor Rafael Ramirez, a comédia trash está em cartaz na SalaExperimental do Teatro B32, espaço multiuso localizado na Faria Lima, que passou a integrar a cena cultural da cidade com um conceito contemporâneo, sustentável e voltado à experimentação cênica. Com ingressos à venda pela internet e pela bilheteria física do teatro, as apresentações acontecem até 7 de setembro.
Criada e dirigida por Mau Alves, a produção é uma comédia de terror que mescla humor ácido, exagero estético e um toque expressionista. Para São Paulo, o espetáculo passou a contar com 14 músicas autorais, sendo duas inéditas, além de cenários e figurinos totalmente novos, texto atualizado e uma proposta cênica que transforma a sala intimista em um ambiente imersivo e sensorial. “A gente está recontando a mesma história, mas com uma roupagem completamente diferente. Quem assistiu no Rio vai se surpreender, e quem vê pela primeira vez vai encontrar uma peça autoral, brasileira, que aposta na originalidade em todos os níveis”, comenta o autor e diretor.
A montagem paulistana é também marcada pelo compromisso com a sustentabilidade. Com cenário desenvolvido a partir de materiais recicláveis fornecidos pelo próprio B32 – um teatro que recicla todos os seus resíduos – e figurinos que incorporam elementos reaproveitados, a nova produção assume um discurso coerente com o espaço que a abriga. “Tudo foi construído com o que, normalmente, seria descartado. É bonito ver isso fazer parte da cena, literalmente”, explica Mau. “Nosso objetivo sempre foi montar esse espetáculo em São Paulo, e fazer isso em uma sala como essa, com esse cuidado estético, sonoro e ambiental, tem um significado enorme.”
Na trama, o público acompanha Pátrio (Felipe Assis Brasil), um jovem sonhador que, ao se ver sem perspectivas, aceita o convite do primo distante Jeremias (Conrado Helt) para trabalhar numa antiga fábrica de sabonetes na misteriosa cidade de Rapsódia. Lá, se depara com figuras excêntricas como Tobias (Mau Alves), Coné (Lurryan), Catarina (Jofrancis), Horácio (Igor Miranda) e as artistas do cabaré “Palco dos Prazeres”: Gana (Luan Carvalho), Shana (Julia Morganti) e Tamara (Marília Di Lorenço). A curiosidade de Pátrio o coloca frente a um segredo grotesco que transforma sua jornada numa sucessão de reviravoltas.
SERVIÇO:
RAPSÓDIA – O MUSICAL
Local: Espaço Experimental do Teatro B32 – Av. Brigadeiro Faria Lima, 3732 – Itaim Bibi – São Paulo, SP
Temporada: de 2 de agosto a 7 de setembro de 2025
Sessões: Sábados às 19h e 21h30 | Domingos às 17h e 19h30
Ingressos: R$ 90 (inteira) | R$ 45 (meia-entrada)
Vendas: site Teatro B32 e na bilheteria do teatro
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: 14 anos