Eduardo Moscovis expõe a violência humana no monólogo ‘O motociclista no globo da morte’

A obscura gênese da violência – seja ela inerente à natureza humana e, portanto, incontornável, ou fruto das relações sociais – é a principal premissa do monólogo inédito O motociclista no globo da morte, do dramaturgo, diretor e ator Leonardo Netto, que ganha o palco do Teatro Poeira, a partir de 6 de setembro. O trabalho, que marca a primeira parceria de Eduardo Moscovis com o diretor Rodrigo Portella e o quinto espetáculo produzido pelo ator, fica em cartaz até 26 de outubro.

Ao contar uma história que, em tese, poderia acontecer com qualquer um, o espetáculo faz uma provocação ao diluir as fronteiras entre vítima e algoz, civilizado e selvagem. “O que mais me cativou no texto foi perceber que o protagonista é um homem que tem uma vida correta, pacífica, com quem eu facilmente me identificaria, mas que, assim como seu antagonista na história – um homem vil em todos os aspectos –, pode se igualar a este ao cometer um ato de extrema violência”, conta Eduardo Moscovis, que encena seu segundo monólogo – o primeiro foi O Livro (2011), de Newton Moreno, com direção de Christiane Jatahy.

“Mesmo com a ausência da contracenação, da troca com os outros atores, que, para mim, é um dos grandes desafios em um monólogo, fui arrebatado por esse texto do Leo e tem sido muito prazeroso todo o processo”, celebra.

FICHA TÉCNICA:

Eduardo Moscovis em O Motociclista no globo da morte

Texto: Leonardo Netto

Direção: Rodrigo Portella

Assistência de direção: Milla Fernandez

Trilha musical: André Muato

Iluminação: Ana Luzia de Simoni

Figurino: Gabriella Marra

Estudos visuais em IA: Zezinho Mancini

Produção executiva: João Eizô

Direção de produção: Sérgio Saboya Silvio Batistela

Produção geral: Eduardo Moscovis e Sérgio Saboya

SERVIÇO:
Local: Teatro Poeira – Rua São João Batista, 104 – Botafogo
Tel: (21) 2537-8053
Temporada: 06 de setembro a 26 de outubro de 2025
Horários: Quinta, sexta e sábado, às 20h | domingo, às 19h
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 60 minutos
Ingressos: R$120,00 | R$60,00 – compre online

INGRESSO VIVO VALORIZA: Cliente Vivo Valoriza possui 50% de desconto na compra de até um par de ingressos (não acumulativo com direito de meia entrada nem outras promoções). O cliente deverá entrar no APP Vivo e realizar o resgate do voucher de desconto na aba Vivo Valoriza. O voucher deverá se apresentado na entrada do teatro.

Leia Mais
Fernanda Nobre, Helena Ranaldi e Ana Rosa dividem o palco em ‘Três Mulheres Altas’