James Cameron revela que Leonardo DiCaprio quase perdeu papel em ‘Titanic’; saiba mais

‘Titanic’ (1997) é, sem dúvida, um dos filmes mais famosos da carreira estelar de Leonardo DiCaprio. Mas quase que o ator vencedor do Oscar perdeu o papel de Jack – tudo por causa de uma discussão sobre algo banal no teste de elenco.

James Cameron, o diretor por trás do blockbuster, contou essa história de bastidores num vídeo sobre sua filmografia que repercutiu no site da revista People. O cineasta explicou que DiCaprio, então com 21 anos, se saiu bem na primeira entrevista que teve para o papel; mas não se deu conta de que o processo seletivo seria mais complexo do que o previsto.

“Houve uma reunião com Leo e depois houve um teste de tela com Leo”, disse Cameron. “A reunião foi engraçada, porque eu estava sentado na minha sala de conferências, esperando para conhecer um ator. E dai olhei em volta e vi que todas as mulheres do escritório estavam na reunião. Todas queriam conhecer Leo.”

Após DiCaprio ter “encantado todo mundo” nessa entrevista, ele foi convidado para retornar para uma nova reunião – desta vez, para conhecer Kate Winslet, que já havia sido escalada para viver a personagem Rose. “Ele voltou alguns dias depois, e eu já tinha a câmera configurada para gravar o vídeo”, Cameron continuou a narrar. “Ele não sabia que ia fazer o teste. Ele pensou que era outra reunião para conhecer Kate.”

DiCaprio ficou descontente ao descobrir que teria que interpretar um trecho do script. “Ele disse: ‘Você quer dizer que eu vou ler [o roteiro]?’. Eu respondi: ‘Sim’. Ele falou: ‘Ah, eu não leio’. Daí apertei a mão dele e disse: ‘Obrigado por ter vindo'”, contou Cameron.

Foi então que o ator mudou de atitude. “Ele falou: ‘Espere, espere, espere. Se eu não ler, eu não consigo o papel? É assim, desse jeito?’. E eu disse: ‘Ah, sim. Vamos lá. Este é um filme gigante que vai tomar dois anos da minha vida, e você vai fazer outras cinco coisas enquanto eu estiver fazendo a pós-produção. Então, eu não vou estragar tudo tomando a decisão errada no elenco. Por isso, ou você lê, ou não vai conseguir o papel'”, lembrou Cameron.

O “chacoalhão” do cineasta deixou DiCaprio descontente; mas o ator deixou de “fazer bico” assim que a câmera do teste começou a gravar. “Ele entrou, e cada parte de seu ser inteiro estava tão negativa – até eu dizer ‘ação’. Daí ele se transformou em Jack.
Kate apenas se iluminou, e eles fizeram a cena. Nuvens escuras se abriram, e um raio de sol desceu e iluminou Jack. Eu fiquei tipo, ‘Tudo bem. Ele é o cara'”, reconheceu Cameron.

‘Titanic’ foi indicado a 14 categorias do Oscar de 1998. O longa levou 11 estatuetas, incluindo a de Melhor Filme.

Leia Mais
John Cho enfrenta inteligência artificial em trailer de terror