Jobs

JOBS37-AM

 

A colunista assistiu ao filme a convite da distribuidora.

Cercado de controvérsias, ‘Jobs’ chega aos cinemas brasileiros em setembro de 2013 disposto a agradar aos fãs de tecnologia.
A trama acompanha a jornada de Steve Jobs (Ashton Kutcher) desde sua juventude, quando desistiu da faculdade e se dedicou a aulas de caligrafia, até virar o dono do mega império Apple.
Com um temperamento explosivo, por vezes teimoso, Jobs era um homem difícil. Brigava com todos, até mesmo com Steve Wozniack (Josh Gad), seu amigo desde a juventude e co-fundador da Apple.

No filme, o relacionamento conturbado de Jobs com algumas pessoas importantes para a empresa é mostrado.
Mike Markkula, o primeiro investidor da Apple, interpretado por Dermot Mulrone; o marketeiro John Sculley (Matthew Modine); o criador de Mac Paint, Bill Atkinson (Nelson Franklin); Andy Hertzfeld (Elden Henson), um dos principais projetistas do software de sistema do Macintosh e atualmente trabalhando na Google e Gil Amelio (Kevin Dunn), CEO da Apple em 1996, além de sua simpatia com o jovem Jonathan Ive, atual designer-chefe da Apple e idealizador do Macintosh colorido.
Momentos delicados da vida pessoal de Jobs, como a gravidez inesperada de sua namorada Chris-Ann Brennan (Ahna O’Reilly) também estão presentes na trama.

O filme é bacana, interessante e não coloca ‘máscaras’ sobre a figura polêmica de Jobs.
Ashton Kutcher (finalmente) aprendeu a atuar e está ótimo no papel. Em alguns momentos, o endeusamento de sua figura é óbvio. Após sua morte (e o lançamento de uma badalada biografia), Jobs virou mais do que uma lenda: virou um modelo de sucesso a ser seguido.
O próprio Mark Zuckerberg, criador do Facebook, admitiu ter Jobs como um mentor. Steve Wozniak revelou que a trama do longa não corresponde à realidade. Ele está trabalhando como consultor em outro filme sobre Steve Jobs, em que Aaron Sorkin (A Rede Social) assina a adaptação da biografia escrita por Walter Isaacson.

 

Cotação: Bom

Ideal para: fãs de biografias; fãs de Ashton Kutcher; pessoas que gostam de tecnologia

 

 

Leia Mais
Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo