Terça é dia de ver filme do Kubrick de graça!

Até o fim do ano, o Sesc Pinheiros homenageia o cineasta Stanley Kubrick (1928-1999) com a exibição de nove de seus filmes.
As sessões acontecem sempre às terças-feiras, de 18 de outubro a 20 de dezembro.

Realizada no contexto do projeto Tela Clássica, a mostra de filmes é realizada no Auditório e, para participar, é necessário retirar o ingresso com uma hora de antecedência.

Alguns dos filmes que se destacam na programação são os clássicos “2001: Uma Odisseia No Espaço”, ficção científica adaptada do conto de Sir Arthur C. Clarke; “Laranja Mecânica”, uma inquietante narrativa sobre um grupo de jovens neonazistas; e “O Iluminado”, da obra homônima de Stephen King, com atuação antológica de Jack Nicholson.

Já nas tardes de quinta-feira, de 6 a 27 de outubro, o público interessado pode participar da atividade formativa O Cinema de Stanley Kubrick, orientada pelo pesquisador Fernando Brito. As inscrições custam de R$ 9 a R$ 30.

 

Confira as datas das sessões da Mostra Stanley Kubrick:

  • 18 de outubro

20h | O Grande Golpe (The Killing) 
EUA, 1956, 83’. P&B. Policial/Suspense. Projeção digital. Recomendação etária: 14 anos.

Após ser libertado da prisão, um fora da lei planeja um grande golpe que pode render milhões de dólares. O plano começa a ruir quando uma garota ambiciosa e traiçoeira começa a se meter na história. Com Sterling Hayden, Coleen Gray e Vince Edwards.

  • 25 de outubro

20h | Glória Feita de Sangue (Paths Of Glory) 
EUA, 1957, 88’. P&B. Drama/Guerra. Projeção digital. Recomendação etária: 14 anos.

Um general francês, durante a 1ª Guerra Mundial, ordena um ataque suicida, mas a estratégia fracassa quando nem todos os seus soldados se lançam na ofensiva. Com Kirk Douglas, Ralph Meeker e Adolphe Menjou.

  • 1º de novembro

19h | Spartacus (Spartacus) 
EUA, 1960, 197’. Colorido. Drama Histórico. Projeção digital. Recomendação etária: 14 anos.

A trajetória épica de um escravo do império romano que se torna gladiador e sonha com o fim da escravidão.Com Kirk Douglas, Laurence Olivier, Peter Ustinov, John Gavin, Jean Simmons, Charles Laughton e Tony Curtis.

  • 8 de novembro

19h | Lolita (Lolita) 
Reino Unido, 1962, 152’. P&B. Drama. Romance. Projeção digital. Recomendação etária: 18 anos.

A história de um professor universitário de meia idade que se vê obcecado por uma jovem de 14 anos e se casa com sua mãe, para se manter próximo a ela. O filme é uma adaptação da obra de Vladimir Nabokov. Com James Mason, Peter Sellers e Shelley Winters.

  • 22 de novembro

19h | 2001 – Uma Odisseia no Espaço (2001:A Space Odyssey)
EUA/Reino Unido, 1968, 141’. Colorido. Ficção Científica. Projeção digital. Recomendação etária: 14 anos.

No século XXI, uma equipe de astronautas é enviada a Júpiter para investigar um misterioso monolito negro que desde a Pré-História emite sinais de outra civilização. Com Keir Dullea, Douglas Rain e Sean Sulivan.

  • 29 de novembro

19h | Laranja Mecânica (A Clockwork Orange)
EUA/Reino Unido, 1971, 136’. Colorido. Ficção/Drama. Projeção digital. Recomendação etária: 18 anos.

O líder de uma gangue de delinquentes violentos é preso pela polícia e acaba submetido a uma série de experimentos científicos destinados a refrear os impulsos destrutivos do ser humano. Com Malcolm McDowell, Patrick Magee e Michael Bates.

  • 6 de dezembro

19h | Barry Lyndon (Barry Lyndon)
EUA/ Reino Unido, 1975, 187’. Colorido. Drama/Histórico. Projeção Digital. Recomendação etária: 18 anos.

No século XIX, um irlandês miserável casa-se com uma viúva nobre e rica para assumir o título de seu falecido marido. Com Ryan O’Neal, Marisa Berenson e Patrick Magee.

  • 13 de dezembro

19h | O Iluminado (The Shining)
EUA/ Reino Unido, 1980, 146’. Colorido. Terror. Projeção Digital. Recomendação etária: 18 anos.

Um escritor desempregado é contratado para vigiar um hotel no Colorado, que permanece fechado durante o período de inverno. Após algum tempo, ele e sua família começam a sentir os efeitos do isolamento e da solidão. Com Jack Nicholson, Shelley Duvall e Danny Lloyd.

  • 20 de dezembro

19h | Nascido para Matar (Full Metal Jacket) 
EUA/ Reino Unido, 1987, 116’. Colorido. Drama/Guerra. Projeção Digital. Recomendação etária: 18 anos.

Um sargento do exército norte-americano treina seus recrutas com métodos violentos e sádicos, com o objetivo de prepará-los para os horrores da Guerra do Vietnã. Com Matthew Modine, Arliss Howard e Vinvent D’Onofrio.

 

+++ Mostra Stanley Kubrick

De 18/10 a 20/12:  Terças às 19:00 
Sesc Pinheiros
Rua Paes Leme, 195 Pinheiros – Oeste São Paulo – SP (11) 3095-9400
Estação Faria Lima (Metrô – Linha 4 Amarela)

Leia Mais
“A Mulher no Lago”: tudo sobre a série de Natalie Portman no Apple TV+