Scorsese supera Spielberg e se torna diretor mais indicado ao Oscar

Concorrendo a melhor direção no Oscar 2024 por Assassinos da Lua das Flores (2023), Martin Scorsese se tornou o cineasta vivo com mais nomeações ao prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Aos 81 anos, o diretor coleciona dez indicações, superando o recorde de Steven Spielberg. O nome por trás de A Lista de Schindler (1993) foi indicado nove vezes.

Scorsese venceu a categoria apenas uma vez em toda sua carreira. A primeira indicação veio em 1981, pelo longa-metragem Touro Indomável. O diretor também concorreu a melhor direção por A Última Tentação de Cristo (1989), Os Bons Companheiros (1991), Gangues de Nova York (2003), O Aviador (2005), Os Infiltrados (2007), A Invenção de Hugo Cabret (2012), O Lobo de Wall Street (2013) e O Irlandês (2020).

A única vez em que levou o prêmio foi por Os Infiltrados. O filme segue a história de Billy Costigan (Leonardo DiCaprio), um jovem policial, que recebe a missão de se infiltrar na máfia, no grupo comandado por Frank Costello (Jack Nicholson). Billy conquista a confiança do mafioso ao mesmo tempo em que Colin Sullivan (Matt Damon), um criminoso que atuou na polícia como informante de Costello, também ascende dentro da corporação.