O Formidável

Imagine um filme simpático. 
Centrado no ponto de vista da personagem Anne (Stacy Martin, belíssima), o filme conta a história da jovem atriz e de sua paixão pelo diretor premiado Jean-Luc Godard (Louis Garrel, de ”A bela Junie” e ”Os sonhadores”, um dos melhores de sua geração). Anne é muito nova e se sente reprimida pelo marido, que conheceu enquanto filmava ”A Chinesa”, em 1967, e sentia grande admiração por ele.

Politicamente ativo, irônico, revoltado e cheio de imaginação, Godard era conhecido por seus sucessos do passado, como ”Acossado”, filme que fez sucesso no filme todo e conquistou o coração dos fãs mais novos. A vida do casal girava em torno da visa social do diretor, e Anne o acompanha em todos os momentos.

O filme é linear e mostra de forma gradativa as lacunas que começam a ser criadas no relacionamento entre duas pessoas que, entre tantas diferenças, se amam muito –  além de momentos icônicos da vida do diretor, como sua participação na greve que aconteceu em maio de 1968 e a treta que ele comandou durante o Festival de Cannes daquele ano.

 ”O formidável” é um filme caprichado que remonta com maestria um recorte da vida de um dos mais geniais diretores de cinema da história moderna. Louis é ótimo e brilha em cena como o chatíssimo Godard, fazendo rir e fazendo chorar. A direção é de Michel Hazanavicius (”O Artista”).

 

Cotação: Muito bom