Emma Roberts revela que tem endometriose e conta como a doença afetou sua fertilidade

A atriz Emma Roberts, de 29 anos, que está grávida de seu primeiro filho, fruto de seu relacionamento com o ator Garrett Hedlund, é a estrela da capa da edição de dezembro da revista norte-americana Cosmopolitan. Em entrevista à publicação, a loira contou que sempre quis ser mãe, mas, por ter uma vida profissional agitada, acabou adiando os planos.

— Aos 16 anos, pensei: quando tiver 24, estarei casada e com filhos. E então eu tinha 24 anos e tipo, lembra quando eu disse que estaria casada e com filhos agora? Com o trabalho, especialmente sendo atriz, nem sempre é favorável para se estabelecer de uma forma tradicional — contou.

Até que, há alguns anos, descobriu ter endometriose não diagnosticada desde que era adolescente — e a vontade de engravidar cresceu.

— Sempre tive cólicas e menstruações debilitantes, tanto que faltava às aulas e, mais tarde, precisava cancelar as reuniões. Mencionei isso ao meu médico, que não investigou e me mandou embora porque talvez eu estivesse sendo dramática? No final dos meus 20 anos, tive a sensação de que precisava mudar para uma médica. Foi a melhor decisão. Ela fez testes, me mandou para um especialista. Finalmente, houve a validação de que eu não estava sendo dramática. Mas, a essa altura, isso havia afetado minha fertilidade. Disseram-me: “Você provavelmente deve congelar seus ovos ou procurar outras opções” — contou.

Emma relatou, então, que só conseguiu lidar melhor com o diagnóstico quando se abriu sobre o assunto com outras mulheres. 

Quando descobri sobre minha fertilidade, fiquei meio chocada. Parecia tão permanente e, estranhamente, senti como se tivesse feito algo errado. Mas comecei a me abrir para outras mulheres e, de repente, havia um novo mundo de conversas sobre endometriose, infertilidade, abortos espontâneos, medo de ter filhos. Fiquei muito grata por descobrir que não estava sozinha nisso. Afinal, eu não tinha feito nada de “errado” — disse ela.

A atriz contou que, quando parou de pensar tanto sobre o assunto, conseguiu engravidar:

— Parece cafona, mas, no momento em que parei de pensar nisso, ficamos grávidos. Mesmo assim, não queria ter muitas esperanças. As coisas podem dar errado quando você está grávida. Isso é algo que você não vê no Instagram. Então, guardei para mim, minha família e meu parceiro, não querendo fazer grandes planos se não fosse dar certo. Essa gravidez me fez perceber que o único plano que você pode ter é que não há nenhum plano.

via

Leia Mais
Disney+: confira o calendário de dezembro