”Friends”: 25 curiosidades sobre a série

1. Friends não era o nome original

Os criadores da série, David Crane e Marta Kauffman, já tinham um pequeno roteiro para um série chamada Insomnia Café. Porém, quando este foi adquirido pela emissora NBC, passou a ser chamado de Friends Like Us.

Após isso, outro nome chegou a ser considerado: Across the Hall. Algum tempo depois, o título foi alterado mais uma vez para Six of One e, finalmente, no lançamento, Friends foi escolhido.

2. A série não era filmada em Nova York

Para a decepção de muitos, Friends não era necessariamente filmada em Nova York. As tomadas externas do prédio e da cidade eram, obviamente, feitas por lá. Já as cenas gravadas nos apartamentos e no Central Perk, por exemplo, eram produzidas nos estúdios da Warner, em Los Angeles.

3. Salários cresceram

Quando Friends começou, cada um dos atores principais ganhava cerca de US$ 22 mil por episódio. Já na temporada final, este valor saltou para US$ 1 milhão a cada capítulo.

4. O elenco poderia ter sido bem diferente

A Courteney Cox quase interpretou Rachel ao invés de Monica, mas a própria atriz pediu para trocar, pois queria a personagem mais “forte”.

Por pouco, Matthew Perry não perdeu o papel Chandler, devido a um compromisso com outra série, chamada LAX 2194. Por sorte, o seriado não vingou e o ator conseguiu o personagem – que, antes, já havia sido tentado por Jon Favreau, diretor de Homem de Ferro, e Jon Cryer, de Two and a Half Men.

Além disso, Jane Lynch,(Glee) e Kathy Griffin (Suddenly Susan) tentaram o papel de Phoebe, mas como sabemos, este acabou indo para Lisa Kudrow.

5. Phoebe e Mike não ficariam juntos no final

https://youtube.com/watch?v=ednP1njw4J0%3Ffeature%3Doembed

A ideia original era que Phoebe se casasse com David. Porém, o carisma de Paul Rudd garantiu que seu personagem, Mike, fosse o sortudo a ganhar o coração da personagem.

6. Monica e Joey seriam um casal

É até meio estranho pensar nisso atualmente, mas, no começo, os planos eram que Monica e Joey ficassem juntos. Felizmente, o arco não vingou e tivemos Monica e Chandler no lugar.

7. O elenco foi para Las Vegas antes da série estrear

Os atores jantaram no Caesar’s Palace para aproveitar seus últimos momentos no anonimato. Eles acabaram estreitando os laços durante a viagem.

8. Ross foi escrito para David Schwimmer

https://youtube.com/watch?v=AOVTkzaF9kM%3Ffeature%3Doembed

David Schwimmer foi o único ator que não precisou fazer testes para o papel. Ele havia participado de um episódio piloto com os criadores antes da série começar e desde então Ross foi basicamente escrito com o ator em mente.

9. Gunther seria apenas um figurante

Gunther, personagem de James Michael Tyler, seria apenas um figurante, pois o ator era o único que sabia operar a máquina de café. Contudo, os fãs foram se afeiçoando a ele, que acabou se tornando recorrente e tendo mais destaque.

10. O Feioso Peladão (Ugly Naked Guy) só teve sua identidade revelada em 2016

Após uma investigação do Huffington Post, a identidade do vizinho pelado dos amigos, o Ugly Naked Guy, foi descoberta. O nome do ator é Jon Haugen.

11. Lisa Kudrow odiava tocar violão

Como esquecer de Phoebe e todo seu “talento” musical? Acontece que isto é uma consequência da intérprete da personagem.

Lisa Kudrow não gostava de tocar violão e até abandonou as aulas que estava tendo para melhorar sua performance. No final, esta se tornou uma das habilidades – ou falta delas – mais marcantes de Phoebe.

12. Jennifer Aniston não era muito fã do corte de cabelo de Rachel

Já que estamos falando sobre coisas que os atores de Friends não curtiam muito, um dos fatos mais interessantes foi que Jennifer Aniston odiava o clássico corte de cabelo de sua personagem, o “The Rachel”.

A atriz disse que não sabia como fazer o penteado e, por isso, sempre precisava de várias pessoas ao seu redor para ajudá-la. Vale lembrar que o corte foi muito famoso durante a época do seriado e virou tendência.

13. O sofá do Central Perk foi achado abandonado

Antes de Friends começar a ser gravado, o icônico sofá laranja do Central Perk foi encontrado em um porão nos estúdios da Warner Bros. Acabou aproveitado para o cenário – e fez história.

14. Plateia de verdade

Muitos shows com risadas ao fundo não são gravados com um público real – as risadas costumam ser adicionadas depois, na pós-produção. Já em Friends, os roteiristas gostavam de ver a reação do público para saber quais piadas funcionavam ou não.

A única exceção era em episódios muito importantes para a trama. Neste caso, a ideia era evitar o vazamento de spoilers.

15. Os números dos apartamentos mudaram

No começo do seriado, os números dos apartamentos de Chandler e Joey e Monica e Rachel eram 4 e 5, respectivamente.

Porém, os criadores decidiram mudar quando perceberam que números baixos não correspondiam com os lances de escada que os personagens tinham que subir e descer. Assim, eles foram alterados para 19 e 20.

16. O cachorro branco de decoração era de Jennifer Aniston

A “obra de arte” foi dada à atriz, por um amigo, como um símbolo de boa sorte no dia da gravação do primeiro episódio.

17. Marcel era interpretado por dois macacos

Monkey e Katie eram os nomes dos animais que interpretavam o macaco de Ross, Marcel. Contudo, a relação do ator com os bichinhos não era muito boa. Segundo David Schwimmer, os treinadores eram extremamente possessivos e não o deixavam interagir muito bem com os animais.

18. As aparições de Janice em Friends eram um segredo

Maggie Wheeler, que interpretava Janice, já declarou em uma entrevista: “Eu tinha que ficar no meu camarim até o último minuto e eles me levavam, por trás do set, até o ponto onde eu teria que ficar. Daí, me escondiam atrás de um pano preto para que o público não me visse até o momento da minha entrada.”

19. Central Perk demolido por aeroporto

É até triste pensar que o querido Central Perk teve de ser derrubado para virar um cenário que aparece por pouco tempo no último episódio: o aeroporto de onde Rachel viaja no fim.

20. Duas atrizes, uma Carol

Carol, ex-esposa de Ross, foi interpretada por duas atrizes diferentes durante Friends. No começo, Anita Barone interpretava a personagem. Depois, foi substituída por Jane Sibbet.

21. Matthew Perry e o alcoolismo

Em 1997, durante gravações de Friends, Matthew Perry foi para a reabilitação devido ao uso excessivo de álcool e medicamentos.

O ator disse que nunca chegou a ficar bêbado durante as gravações, mas estava sempre de ressaca, até o ponto onde isso ficou insustentável.

22. Bruce Willis não ganhou cachê por sua participação em Friends

Brad Pitt perdeu uma aposta para Matthew Perry, pois ambos contracenavam em Meu Vizinho Mafioso quando a ideia surgiu. Perry disse que o longa ficaria em primeiro lugar nas bilheterias; já Willis, duvidou.

No fim das contas, o intérprete de Chandler estava certo e o ator de Duro de Matar aceitou participar de Friends, doando seu cachê para uma instituição de caridade.

23. A gravidez de Lisa Kudrow foi escrita no roteiro

Quando Lisa Kudrow engravidou, os roteiristas decidiram incorporar a situação à história da série e fizeram Phoebe ser a “mãe” dos trigêmeos de seu irmão.

24. Chandler e sua sexualidade

A sexualidade de Chandler sempre foi questionada durante a série, com várias piadas sendo feitas. Acontece que alguns atores achavam que o personagem era realmente gay.

Lisa Kudrow era uma dessas pessoas: a atriz disse que, durante a primeira leitura do roteiro, achou que o personagem fosse homossexual.

25. Joey e Rachel em Friends foi um ‘erro’?

A ideia de Joey e Rachel se tornarem um casal não foi muito bem aceita pelos fãs e até os próprios atores tinham suas dúvidas sobre esta decisão.

Matt LeBlanc disse em uma entrevista que era “extremamente inapropriado”. “Aquela era a Rachel. Ela deveria ficar com Ross”, o ator acrescentou.

Leia Mais
Anya Taylor-Joy abre o jogo após sucesso em “O Gambito da Rainha”