Vingador do Futuro (2012)

total recall

Pra começar de maneira bem explosiva – ou pelo menos a minha expectativa era essa – escolhi como filme inaugural pra essa coluna o “Vingador do Futuro”, remake de 2012 com direção de Len Wiseman e Colin Farrell, Kate Beckinsale, Bryan Cranston, Jessica Biel, Bill Nighy, Ethan Hawke entre outros no elenco.

Pra quem não viu a versão original desse filme feita em 1990 com Arnold Schwarzenegger no elenco, vou colocar aqui em baixo a sinopse do filme (estou com preguiça de descrever esse filme, é um pouco complexo).

Vou fazer o seguinte: começo pela medição de adrenalina do filme depois coloco os extras incluindo a sinopse.

 

Vingador do futuro (2012) tem a duração de 121 minutos e um total de 8 sequências de ação durante esse tempo.

Considero como a melhor cena de ação a que Douglas Quaid (Colin Farrell) está na Rekall e luta com uns 10 agentes (de 27:40min. a 28:45min.) pela montagem quase sem cortes, pelo uso da câmera em movimento sem tremer (recurso usado pra dar a sensação de mais movimento do que realmente há) e mantendo o foco sempre no movimento bem definido do personagem principal.

A melhor sequência de ação fica para a fuga dele e de Melina (Jessica Biel) pela autoestrada (de 51:50min. a 57:30min.) pelo som pontuando perfeitamente os momentos de auge e de baixa adrenalina, pelo cenário e computação gráfica bem feitos se assemelhando ao real.

Quanto ao nível de brutalidade/realidade: No filme todo aparece pouco sangue, as pessoas morrem sem sangrar… Muitas mortes à tiro durante o filme todo. Na verdade há muitos tiroteios durante o filme, mas nada muito realista. No quesito brutalidade das lutas, ou a pessoa morre ou parece estar em coma, exceto na sequência da luta final com o vilão em que o personagem principal “parece” ter tomado um tiro no braço. Parece porque ele continua lutando quase que normalmente.

qualidade da luta é mediana. São bem ensaiadas, porém toda cena de ação que envolve mulheres é muito cortada, no fundo não se sabe se é a própria atriz ou uma dublê. Ponto alto são as perseguições a pé e de carro pela cidade. Exploram muito bem o cenário e passa muita realidade nas cenas feitas em CG (computação gráfica).

roteiro da ação está bem amarrado, nada de excessos nem escassez de ação. Não comentarei o fato de ser um remake, independente do filme original, o roteiro de ação é bem feito.

trilha sonora está sempre presente nos momentos de antecipação da ação e durante os conflitos. Trilha bastante condizente com a ação.

protagonista do filme é um personagem estilo cidadão normal até passar pela Rekall e “descobrir” que é um super especialista espião infiltrado. Personagem bem profundo e complexo. As habilidades dele quando “abre a mente” é de um humano com falhas, apanha bastante, porém bate muito e acerta mais do que erra.

Então vamos para a pontuação do filme:

  • ·       Quantidade de sequências de ação + nota da melhor cena/sequência: 8 + 7 gramas;
  • ·       Veracidade da ação: 15 gramas;
  • ·       Qualidade da ação: 14 gramas;
  • ·       Roteiro: 9 gramas;
  • ·       Trilha sonora: 9 gramas;
  • ·       Total: 62 gramas de adrenalina em 121 minutos de filme

 

Vamos aos Extras:

Estreou em: 17 de Agosto de 2012

Sinopse:
Bem-vindo à Rekall, companhia que pode transformar seus sonhos em memórias reais. Para um operário de fábrica como Douglas Quaid (Colin Farrell), embora tenha uma bela esposa, Lori (Kate Beckinsale), que ama, a viagem pela mente soa como as férias perfeitas de sua rotina frustrante – memórias reais de uma vida como espião podem ser exatamente o que ele precisa. Mas, quando a operação dá errado, Quaid se torna um homem caçado. Perseguido pela polícia – controlada por Vilos Cohaagen (Bryan Cranston), líder do mundo livre -, Quaid alia-se à rebelde Melina (Jessica Biel) para encontrar o líder da resistência do submundo Kuato (Bill Nighy) e derrotar Cohaagen.

Trailer:

Ficha técnica:

Roteiro: Mark Bomback, James Vanderbilt, Kurt Wimmer

Fotografia: Paul Cameron

Trilha Sonora: Harry Gregson-Williams

Duração: 121 min.

Ano: 2012

País: EUA/ Canadá

Gênero: Ação

Distribuidora: Sony Pictures

Estúdio: Original Film / Total Recall / Rekall Productions

Classificação: 14 anos

 

Sinopse do filme original (1990):

2084. Douglas Quaid (Arnold Schwarzenegger) é um construtor e tem pesadelos recorrentes envolvendo uma viagem a Marte. Ele vai até a Rekall Inc., uma empresa que realiza implantes de memória que dão a sensação aos clientes de terem um final de semana dos sonhos. A intenção de Douglas é que seja implantada a memória de uma viagem a Marte, mas durante o processo algo sai errado. Ele perde a memória e passa a ser perseguido por assassinos, entre eles sua esposa Lori (Sharon Stone). Desorientado, Douglas descobre que na verdade chama-se Hauser e que é um agente da inteligência marciana. Em busca de respostas, ele viaja para Marte.

Trailer do filme original (1990):