Seberg contra todos

O filme começa em 1968 e segue a atriz Jean Seberg (Kristen Stewart), que faz muito sucesso na Europa. Linda e loira, Jean ganhou fama ao protagonizar “Acossado”, de Jean-Luc Godard em 1960. Porém, alguns anos antes sofreu um grande trauma: durante filmagens de ”Joana D’arc”, de Otto Preminger, na crucial cena em que Joana era queimada na fogueira, as chamas se alastraram, para pavor da atriz, que sofreu queimaduras reais na barriga e ficou com grandes cicatrizes.
É com essa cena que começa “Seberg Contra Todos”.

Jean era muito querida na França, onde rodou a maior parte de seus filmes, e morava em Paris com o marido Romain Gary e o filho pequeno. Disposta a conseguir um novo papel, ela voa até os Estados Unidos para fazer um teste e no avião conhece o ativista dos Panteras Negras Hakim Jamal (Anthony Mackie). Após uma pequena confusão, Jean presta apoio público ao grupo e assim se une ao partido criado pelos afro-americanos. Os problemas começam quando entra na história Jack Solomon (Jack O’Connell), um dos agentes designados pelo FBI para espionar a atriz e entender seu papel junto aos ativistas.

Jean começa a ser espionada pelo FBI ao mesmo tempo em que inicia um caso com Hakim, então casado Dorothy (Zazie Beetz), mãe de seus filhos. Na época, 1968, a atriz de “Acossado” ainda estava casada com Romain. Dorothy descobre o caso e ameaça Jean, numa das melhores cenas do filme. Jean não percebe que sua reputação está ameaçada até o FBI produz centenas de panfletos ultrajantes expondo a relação entre a loira e Hakim.

Ao perceber que o plano, na verdade, era difamar a atriz perante a opinião pública, Jack então corre contra o tempo e vai contra a instituição para salvar a jovem.
O filme gira em torno da questão política da época mas ao mesmo tempo mostra uma Jean potente, que não quer ser apenas um rostinho bonito e sim lutar por um mundo com mais igualdade. Em alguns momentos não fica claro se Hakim realmente gosta dela ou se está usando sua fama e seu dinheiro para financiar a causa – a atriz financiou a luta dos Panteras durante algum tempo, depositando grandes quantias de dinheiro. Baseado em fatos reais, o filme merece sua atenção.

Cotação: Muito bom